sábado, 5 de julho de 2014

Jesus Cristo no Antigo Testamento... Habacuque

Hoje estudamos a pessoa de Jesus Cristo no livro de Habacuque.
Poucas informações temos sobre este profeta. No entanto, sabemos que foi contemporâneo de Ezequiel, Daniel e Sofonias.
Lutero disse o seguinte: “Habacuque significa abraçador, aquele que abraça o outro, que o toma em seus braços. Isto é, conforta-o e o levanta, como quem abraça uma criança que chora, para acalmá-la com a segurança de que, se Deus quiser, em breve ela estará melhor”.
Tudo leva a crer que o ministério de Habacuque realizou-se durante o reinado do Rei Jeoaquim (filho do Rei Josias).
O império do reino Assírio estava a terminar e o reino babilónico estava a crescer grandemente e a ser uma nação muito importante.
Este livro é muito curioso face aos restantes livros, pois Habacuque fala do seu próprio sentimento e daquilo que vai na sua alma. Normalmente os profetas levavam as palavras de Deus aos homens, e Habacuque leva o seu descontentamento a Deus por causa da forma como Deus age com os homens.
Sendo assim, este livro tem 2 grandes lamentos de Habacuque para com a acção de Deus e as respostas de Deus a esses mesmos lamentos. Depois termina com a oração final do profeta face à Graça de Deus.
Habacuque 1: 1-4 – 1º Lamento
“Mensagem revelada por Deus ao profeta Habacuc: Quanto tempo mais SENHOR, tenho de clamar por ti sem que me escutes, até quando denunciarei diante de ti a violência, sem me vires libertar? Por que me fazes ver tanta maldade e encontrar tanta injustiça? De facto só vejo diante de mim opressão e violência, lutas e desordens. Não se cumpre a lei, nem se respeita o direito. O mau persegue o bom e a justiça é falsificada”.
Podemos tentar perceber nestas palavras como é que se devia sentir o profeta Habacuque. O tormento em que ele vivia era grande.
Ele clamava ao Senhor porque não via a Sua acção e nada fazia prever que essa amargura fosse terminar rapidamente.
Os ímpios em Judá estavam a praticar injustiças contra os filhos de Deus que habitavam também em Judá e, ainda por cima, estavam a prosperar.
No fundo, Habacuque esperava um mundo melhor e muito diferente daquele que na realidade estava a acontecer.
Ele esperava que a justiça de Deus aniquilasse os seus inimigos quando para Habacuque parecia que os seus inimigos o estavam aniquilar.
Para Habacuque, Deus estava em silêncio e por isso clamou em voz alta para com o Senhor.
Muito provavelmente também já sentimos isto. O silêncio de Deus quando na verdade queremos ouvir respostas às nossas dúvidas. Queremos que Ele justifique certas acções que nos estão a acontecer.  
Desejamos ardentemente a acção de Deus quando parece que Ele está passivo.
Desejamos obter respostas mas encontramos apenas dúvidas.
Queremos perceber qual o caminho quando na verdade encontramos uma enorme barreira.
Como lidar com o aparente silêncio de Deus?
Como podemos ser felizes quando Deus parece ausente?
Notemos também o seguinte na oração do profeta…
Ele abriu o Seu coração, em reverência para com Deus, dizendo tudo aquilo que o preocupava.
Se analisarmos bem o texto, ele confiava totalmente na Soberania de Deus. Por quê? Porque sabia que Deus tinha todo o poder sobre as injustiças que estavam a acontecer em Judá, mas, ao mesmo tempo, afirmava que se as mesmas ocorriam, ocorriam porque Deus permitia.
Vejamos a resposta de Deus a esta primeira oração…
V5-11 “Olhem para as nações vizinhas e ficarão espantados com o que vêem. Vou mostrar-vos coisas que nem acreditariam, se alguém vo-las contasse. Irei pôr em pé de guerra os caldeus, que são um povo cruel e pronto para percorrer o vasto mundo, conquistando terras que lhes não pertencem. Eles espalham o medo e o terror. Eles mesmos é que decidem o que é a justiça e a honra. Os seus cavalos são mais ligeiros que os leopardos, são mais esfomeados que os lobos do deserto. Os seus cavaleiros vêm de longe como águias que se lançam, de asas abertas, sobre a vítima. Todos se entregam à rapina cobiçando tudo o que aparece à sua frente. Os prisioneiros que apanham são tantos como a areia. Desprezam os reis, fazem troça dos governadores e riem-se das fortalezas, pois levantam rampas de acesso e conquistam-nas. Como o vento, eles mudam de rumo, cometem o erro de apenas reconhecer como deus a sua própria força”.
Deus responde então dizendo que não tolera qualquer tipo de iniquidade e por isso irá julgar a nação de Judá.
Ele irá castigar o povo de Judá através do povo adversário (os caldeus ou babilónios).
Deus sabe que isto será algo poderoso mas que ao mesmo tempo podia gerar confusão, porque eles vendo, não iriam crer, tanto é que o próprio Habacuque havia dito que os babilónios eram um povo que tinham valores morais e de justiça que desonravam o próprio Deus.
Com isto Deus estava a dizer: “Eu irei usar um povo espiritualmente corrupto para manifestar a minha justiça para com o meu povo”. E facto foi isto que aconteceu… Passado 10 anos, a Babilónia conquistou Judá e levou o povo para o exílio.
 Deus é Santo e justo, e por isso, irá julgar a todos e principalmente aqueles que fizeram mal contra os Seus filhos.
Deus não tolera a iniquidade.
Ao afirmar estas palavras a Habacuque, Deus mostra que Ele é digno de confiança e sabe perfeitamente aquilo que Ele faz. Os Seus planos são perfeitos. Então a Sua ira tinha que se manifestar perante a iniquidade.
Será que já temos essa noção?
Começamos a abrir a estrada para o Senhor Jesus.
Habacuque volta a falar com o Senhor face a esta resposta:
1:12-2:1: Porém tu existes desde sempre, ó SENHOR! És o meu Deus santo; não morreremos. Ó SENHOR, meu rochedo, que escolheste os caldeus para exercerem justiça e como aviso os estabeleceste. Os teus olhos são tão puros que não podem consentir o mal nem ter gosto em observar a iniquidade. Por que ficas então em silêncio ao veres os maus a destruírem aqueles que são inocentes? Por que tratas os homens como os peixes do mar ou como os bichos que não têm dono? Os caldeus apoderam-se das outras nações como o pescador se apodera do peixe que apanha com o anzol e com a rede. E sentem nisso enorme alegria. Por isso, adoram as suas próprias redes e queimam perfumes em sua honra, pois é com elas que recolhem comida saborosa e abundante. Continuarão eles a pescar com as suas redes e a massacrar sem compaixão as outras nações? Vou estar atento e vigilante como sentinela no seu posto, para ouvir o que o SENHOR irá dizer e que resposta irá dar às minhas queixas.
Será interessante pensarmos como Habacuque devia ter reagido às palavras de Deus. Ou seja, Deus disse que eliminaria a injustiça usando o povo inimigo para fazer a Sua obra.
No fundo, o profeta achava que simplesmente Deus, até por agir como estava a agir, não estava preocupado com eles!
Com estas palavras o profeta estava a dizer: “Deus Tu agirás é certo, mas não compreendo a forma pela qual Tu ages. Vais usar os caldeus ou babilónios para fazeres a Tua obra? Tu és Santo e vais usar um instrumento depravado?”.
Vemos a resposta de Deus no Capítulo 2, do versículo 2 ao 20.
Vamos apenas ver alguns versículos
V3-4 Ainda não chegou o tempo de se realizar esta visão, mas não deixará de se cumprir. Espera com confiança, mesmo que pareça demorar, pois chegará o seu momento próprio. Eis que o homem de más intenções não sobreviverá, e arrogante não tem a vida certa nele; mas o justo pela sua fé viverá.
13-14 Não é verdade que o SENHOR todo-poderoso faz com que o esforço dos povos acabe no fogo e que o cansaço das nações resulte em nada? De facto, toda a terra ficará a conhecer a glória do SENHOR, tão completamente como as águas enchem o mar.
20 O SENHOR, porém, está no seu santo templo. Que a terra inteira guarde silêncio diante dele.
Deus responde a Habacuque dizendo tão-somente que Ele sabe todas as coisas. Diz-lhe também que depois de usar o povo babilónio para julgar o Seu povo, certamente os iria julgar também.
Encontramos também algo importante aqui…
 Deus diz que agirá no Seu tempo e não no tempo que Habacuque achasse pertinente. Enquanto isso não acontecesse, o povo tinha que viver pela fé. Isto é, o Seu povo iria apenas conseguir viver com a fé depositada no Senhor dessa fé.
O próprio apóstolo Paulo usa este argumento nas cartas de Gálatas e Romanos. Ou seja, o povo não é salvo por causa da fé (a razão da salvação), mas é salvo por meio da fé em Cristo.
Deus termina esta diálogo dizendo a Habacuque para aguardar o tempo de Deus em plena reverência, isto é, saber aguardar com fé nas Suas promessas.
Lamentações 3:26 -> “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor”.
Tremendo desafio para nós… Sabermos mostrar reverência na nossa dor!
Como mostrar essa reverência? Como ser feliz em qualquer circunstância? Habacuque dá-nos essa resposta na mudança da sua atitude perante as palavras de Deus…
Cap. 3:17-19: As figueiras não chegam a rebentar e as videiras não darão uvas, as oliveiras não produzirão os seus frutos, nem haverá nada para colher nos campos. Não haverá rebanhos de ovelhas, nem vacas, nos seus currais. Eu, porém, sinto alegria no SENHOR e sou feliz com Deus, meu salvador. O SENHOR meu Deus é a minha força. Torna os meus pés ligeiros como os do veado e guarda-me em segurança pelas alturas.
O profeta numa tremenda oração revela total reverência para com Deus, porque confiou nas Suas promessas e alegrou-se no Deus da sua Salvação. Não na salvação das circunstâncias difíceis, mas na Salvação da sua alma.
O ponto é este: Habacuque confiou em Deus mesmo nas circunstâncias difíceis porque percebeu que em Deus teria força e Esperança para viver em toda e qualquer situação. Isso alegrou o seu coração.

Em Habacuque aprendemos 4 lições:
1ª Lição: A boca de Deus pode estar fechada, mas a Obra das Suas mãos não pára.
Habacuque achava que Deus estava em silêncio porque não ouvia as Suas explicações para com o sofrimento do Seu povo. Para ele, Deus estava apático. Não achava resposta para as suas dúvidas.
Lembre-se… Ainda que possa não haver respostas às suas dúvidas, deve saber que Deus está a agir para a Sua Glória e por conseguinte para o seu bem.
Calvino:Onde Deus fechar Sua santa boca, eu desistirei do inquérito”.
Do que precisamos para dizermos que somos felizes?
Expressões como “Só precisava mesmo disto para ser feliz” revelam que ainda não temos plena satisfação em Cristo. E atenção… Estou a pregar também para mim. Porque Se eu só pregasse naquilo que eu sou perfeito, então eu não pregaria sobre nada. Se eu pregasse e não lutasse para ser perfeito, então aí eu seria um hipócrita.
Em Cristo encontramos a verdadeira Felicidade mesmo que as circunstâncias da nossa vida possam mostrar o contrário.
Lembre-se: O silêncio de Deus não é sinal da Sua ausência.
2ª Lição: É Deus quem manifesta a Sua justiça. Não somos nós.
Habacuque queria que Deus os dizimasse porque simplesmente queria ver o fogo dos céus sobre o povo que cometia enormes atrocidades.
Pelo facto de não vermos o fogo dos céus sobre os nossos inimigos, não significa que Deus não irá manifestar a Sua justiça.
Exemplo pessoal…
Romanos 12:19-20 “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”.
R. C. Sproul disse que “quando respondemos ao mal com o bem, expomos os nossos inimigos à ira de Deus e, se eles persistirem de maneira perversa enquanto lhe pagamos o bem com o mal que nos fizeram, aumentamos a culpa deles diante de Deus, isto é, então, amontoar brasas sobre suas cabeças”.
Então é Deus que manifesta a Sua justiça, não somos nós.
Em vez de pedirmos fogo dos céus para os nossos inimigos, devemos antes orar por eles.
Quem ama, ora. Quem ora, ama.
Habacuque percebeu que a Ira de Deus iria manifestar-se sobre os ímpios, porque Deus é Santo e Justo.
3ª Lição: Viver pela fé em Cristo é perceber que não devemos viver a nossa vida confiando no nosso desempenho pessoal mas no desempenho de Cristo.
Deus diz a Habacuque que o Seu povo viverá pela fé, isto é, o Seu povo viverá confiando naquilo que Deus faz e não naquilo que eles podem fazer.
Não há ninguém que mereça a Salvação de Deus e por isso todos aqueles que são chamados pelo Seu decreto (Rom. 8:38), são salvos por causa da Sua Graça.
Não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus conforme foi lido.
A nossa confiança está em Cristo e por isso não há nada, nem ninguém, que nos possa separar do amor do nosso Deus.
O tema deste livro é “O Justo viverá pela fé em Cristo Jesus”.
Noutra perspectiva, a fé não significa ver o roteiro, significa sim ver a eternidade que nos está proposta em Cristo, aguardando-a com reverência.
Devemos viver a vida em plena gratidão e não em murmuração, porque a murmuração não permite ouvir a voz de Deus e cega-nos face à Sua grande obra.
Esperar é confiar que Deus está a realizar a Sua obra.
Como temos gerido as nossas expectativas perante a acção de Deus na nossa vida?
Como temos gerido as nossas expectativas perante a acção de Deus para com as pessoas que estão à nossa volta?
Salmos 27:14 “Espera no Senhor, anima-te e Ele fortalecerá o teu coração”.
No entanto, não tenha problemas em expor com reverência a Deus a Sua dor. Não com exigência mas sabendo que Ele já está a agir para o seu bem.
4ª Lição: Este texto aponta-nos para Cristo porque Cristo viveu a Sua vida pela alegria que lhe estava proposta nos céus.
Habacuque termina a sua oração dizendo que podiam existir as maiores adversidades na sua vida mas que continuaria alegre no Deus da Sua Salvação.
Este é o exemplo de Cristo e como tal deve ser também vivido por nós.
Hebreus 12:1-2 “Estamos, pois, rodeados por esta enorme multidão de testemunhos de fé. Portanto, afastemos de nós o peso que nos impede de andar e o pecado que tão fortemente nos prende, e perseveremos na corrida que Deus nos propõe. Tenhamos os olhos postos em Jesus, de quem a nossa fé depende inteiramente. Ele suportou a morte na cruz, sem se importar com a vergonha que nisso havia, sabendo a alegria que o esperava. Agora está à direita do trono de Deus”.
Habacuque colocou os seus olhos em Deus.
Cristo colocou os seus olhos na eternidade. Ele passou por adversidades pelas quais ninguém atravessou e fez isso pela alegria que lhe estava proposta.
Cristo tinha Esperança.
Nós só conseguimos viver a vida se a nossa Esperança estiver nos céus.
Onde queremos colocar os nossos olhos?

Que Deus nos ajude

Sem comentários:

Enviar um comentário