sexta-feira, 3 de outubro de 2014

I Cor. 1:18-25

Percebemos até agora quem Deus é e nessa medida que nós devemos ser enquanto cristãos.
Quando estamos ligados a Cristo, só podemos estar ligados uns aos outros para então mostrarmos que em Cristo há reconciliação.
Temos de pregar o puro Evangelho… O Evangelho da Cruz de Cristo.
Hoje iremos pensar no valor dessa mensagem e o resultado que a mesma tem sobre as mais diversas pessoas.
18 Com efeito, a mensagem da cruz é uma loucura para os que não se salvam. Mas, para nós que recebemos a salvação, é a manifestação do poder de Deus.
Em Corinto, o discurso elaborado em muito bem visto. Palavras eloquentes eram consideradas de grande valor mesmo na comunidade cristã.
Valorizam mais a forma do que propriamente o conteúdo.
A principal preocupação, em alguns cristãos em Corinto, não era a certeza de que estavam a pregar de forma correcta o Evangelho da Cruz de Cristo, mas sim em que os seus ouvintes ficassem “apaixonados” pelo discurso que tinham ouvido.
Isso acontece quando no fim de uma pregação os ouvintes ficam mais fascinados com o pregador do que com o Deus do pregador. Tornam-se seguidores de homens e não de Cristo.
Assim, percebemos as razões de haverem vários grupos na Igreja.
Paulo sentiu a necessidade de esclarecer o efeito que a mensagem da Cruz tem sobre aqueles que a ouvem. Algo contrário às expectativas de quem lesse estas palavras.
Ao lermos este versículo percebemos que Paulo preocupou-se mais com o conteúdo da mensagem do que qualquer forma de pregar.
O conteúdo da mensagem só pode ser a Cruz pois é o meio pelo qual Deus usa para salvar aqueles que Ele disse que ia salvar por meio da Cruz.
Quando dizemos que o Evangelho tem de passar obrigatoriamente pela cruz de Cristo, assumimos que Deus é o centro do próprio Evangelho e não os nossos desejos ou ambições pessoais.
Por isso, lembremo-nos que o Evangelho é o poder de Deus para aqueles que são salvos e será considerado loucura para aqueles que não crêem.
É por isso que iremos mudar a mensagem? Será que temos que adaptar a mensagem para que mais pessoas possam crer?
Quando mudamos a mensagem para que mais pessoas possam crer, no fundo estamos a dizer que, talvez, o Espírito Santo não tenha poder para salvar da maneira como Deus disse que ia salvar o seu povo, ou seja, através da mensagem da Cruz.
19 Diz a Sagrada Escritura: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
20 Onde está o sábio? Onde está o doutor da lei? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?
O livro de provérbios mostra-nos que a verdadeira sabedoria passa por vivermos no temor do Senhor.
Este versículo é uma citação de Isaías 29:14 e é usada para enfatizar, mais uma vez, que Deus destrói a sabedoria humana porque a mesma não revela temor ao Senhor.
Iremos perceber essa destruição de forma plena e completa quando Cristo estabelecer o seu reino.
Naquela época era unanimemente aceite que ser sábio passava por abraçar uma filosofia de vida centrada no homem.
Desta forma e segundo essa filosofia, tínhamos que tornar a nossa vida compreensível aos nossos olhos. Assim, as nossas escolhas, os nossos valores e as nossas prioridades revelariam os nossos anseios pessoais.
Também diziam que quem abraçasse esta filosofia humanista acharia sentido para o universo, para a vida e para a morte.
É neste contexto que Paulo escreve e diz que Deus destrói toda a filosofia humanista com o quê? Com o próprio Evangelho.
Significa isso então, que o Evangelho não é uma filosofia humanista, isto é, não coloca as nossas vidas no centro de tudo e mostra-nos de uma forma clara que em nós não há resposta para a vida, nem para a morte e nem para o Universo.
O Evangelho não é uma mera filosofia, porque toda a filosofia e toda a sabedoria humana falham em lidar com a maior necessidade do ser humano e é precisamente aí que o Evangelho tem resposta. É precisamente aí que o Evangelho é eficaz.
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu pela sua própria sabedoria, aprouve Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.
Foi o próprio Deus que fez com que os homens não o conhecessem através da sabedoria humana. Para quê? Segundo Efésios 2, Deus fez isso para que não ninguém se gloriasse nele próprio. Fez assim para que possamos entender que tudo é pela Sua graça.
Deus fez com que aqueles que cressem, cressem através da pregação do Evangelho. E é por meio da fé, e não por causa da fé, que nos apoderamos desta maravilhosa Graça.
Deus determinou os meios para que a Salvação chegasse até nós… Através da pregação do Evangelho da Cruz de Cristo.
Mais uma vez notamos aqui a importância da pregação do Evangelho*. Ele é poderoso. Nada mais é.
22 De facto, os judeus pedem sinais milagrosos e os gregos procuram sabedoria.
23 Mas nós anunciamos Cristo que morreu na cruz. Isto causa horror aos judeus e parece uma loucura para os não-judeus.
Mesmo tendo acesso à mensagem poderosa, os judeus pediam várias vezes sinais de que Cristo era o Messias prometido. Várias vezes vemos isso a acontecer no NT.
Os judeus não viram os maiores sinais que Deus houvera mandado para mostrar que Cristo era o Seu filho. Nascimento virginal, a Sua morte e a Sua ressurreição.
Os judeus queriam viver a sua vida por sinais. Revelavam então dúvida para com a Palavra de Deus. Nós não vivemos por sinais, vivemos pela Palavra. Ele é que dá vida.
Cristo foi o sinal dado por Deus mas para os judeus, no entanto, Cristo foi a principal pedra de torpeço para as suas vidas.
Os gentios procuravam sabedoria. Mais uma vez encontramos a necessidade do homem encontrar respostas mediante a razão humana.
Nesta altura, os sábios gostavam de ter coisas concretas para poderem discutir e assim usarem os seus discursos eloquentes.
A mensagem da Cruz destrói tanto a necessidade dos sinais, como também destrói o pretenso valor da sabedoria humana como fonte de resposta às necessidades reais do ser humano, ou seja, a reconciliação com o nosso Deus.
Nenhuma sabedoria humana conseguirá resolver este problema.
24 Mas para aqueles que foram… Chamados, quer sejam judeus quer não, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus.
25 Na verdade, aquilo que nas obras de Deus parece loucura tem muito mais sabedoria do que toda a sabedoria humana e aquilo que parece fraqueza tem muito mais força do que toda a força humana.
Percebemos até agora que a pregação é o meio usado por Deus para a salvação dos que crêem.
Quem são os que crêem? Por que será que crêem?
Segundo o V24 os que crêem são aqueles que foram chamados.
Deus chamou e fez com que essas pessoas fossem salvas através da Sua Palavra e assim pudessem crer.  
Analisando tudo o que foi dito ao longo destas 3 semanas, nenhum sábio deste mundo morreu por nós na Cruz.
Por outro lado, Cristo deu a Sua vida para salvar aqueles que o Pai lhe houvera dado.
João 17:24-26 "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja".
Ao olharmos para este texto de Coríntios, percebemos que o Evangelho foi e tem que ser pregado a toda a criatura. Quer aos judeus, quer aos gentios.
Para uns esta mensagem foi e será considerada loucura, no entanto, para aqueles que foram chamados por Deus, diz-nos este versículo, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus.
É nesta certeza que temos que fazer missões. Deus salva.
Percebemos assim pelo menos 3 verdades…
1º Os ímpios consideram a mensagem da Cruz loucura, mas Deus torna a sabedoria humana loucura.
Deus tem poder para tornar no que quer, aquilo que quer.
Por outro lado, o homem não torna loucura a mensagem da Cruz. Ela considera-a de loucura.
Entender esta distinção faz toda a diferença.
2º Se a nossa vida fala mais de nós do que de Cristo, é porque ainda não entendemos que quem deve estar no centro é Deus.
A mensagem da Cruz revela-nos de uma forma muito clara que Deus é o Evangelho. Sendo assim, Ele tem de estar no centro da nossa vida.
Temos de ter cuidado, tal como diz Calvino, porque o nosso coração é uma fábrica de ídolos. Rapidamente passamos a estar como número 1 das nossas vidas.
Como discernir? Se analisarmos tudo o que fizermos e tudo o que desejarmos fazer e descobrirmos mais vestígios do nosso eu do que de Cristo, é porque afinal ainda não entendemos o propósito para o qual fomos conquistados nesta vida.
Dizemos que somos forasteiros neste mundo, mas por vezes vivemos (sonhos, ambições, etc.) como se fossemos deste mundo.
Nenhuma sabedoria humana interessa porque o centro da mesma não é a Cruz. No entanto, esta Sabedoria é muito apetecível porque faz-nos acreditar que nós somos o centro do Universo.
Nenhuma sabedoria humana reconcilia o homem com Deus e esta é a maior necessidade do ser humano.
Hoje as pessoas valorizam mais a “auto-ajuda” e a “auto-realização” do que propriamente pensar no facto que Deus enviou o Seu único filho para reconciliar vidas com Ele.
Quem é que morreu na Cruz? Cristo. Logo, Ele tem de estar no centro da nossa vida.
Deus torna loucura a sabedoria deste mundo. A sabedoria deste mundo não nos leva a lado nenhum e não resolve o grave problema do pecado e da eternidade.
O Evangelho é o poder de Deus para aqueles que crêem.
O Evangelho destrói todo o vestígio de arrogância e orgulho no ser humano.
Antes de fazermos alguma coisa pensemos sempre “Qual a lição que eu aprendo com o Evangelho?”*.
3º Temos que levar o Evangelho a toda criatura ainda que só alguns possam crer.
Nós acreditamos no Deus que salva pela Graça, que vence qualquer barreira de incredulidade para manifestar o Seu poder.
No entanto, isto não anula a nossa necessidade de respondermos em fé na pessoa do Senhor Jesus Cristo e reconhecermos que somos pecadores necessitados da Sua Graça… Arrependimento.
Preocupemo-nos apenas em pregar o Evangelho da Cruz. Deixemos de lado a eloquência e a sabedoria humana.
Que a Igreja Baptista da Graça, assim como todas as outras igrejas, possam dizer “Aqui pregamos o Evangelho da Cruz e da Cruz de Cristo que é o poder de Deus para salvar os Seus”.


Que Deus nos ajude.

Sem comentários:

Enviar um comentário