terça-feira, 10 de junho de 2014

Jesus Cristo no Antigo Testamento... Amós

Amós…
Contexto Histórico
No ano 930AC tinha havido a divisão de Israel em 2 partes.
O Reino Norte, com o Nome de Israel (10 tribos). Rei Jeroboão.
No Reino Sul, com o Nome de Judá (2 tribos – Judá e Benjamim). Rei Roboão.
Havia bastante rivalidade e as pessoas não se comunicavam.
A história no livro de Amós acontece cerca de 175 anos após esta divisão.
Amós era um pastor de ovelhas e agricultor (colhedor de Sicómoros – Figos mais pequenos). Era de Tecoa, perto de Jerusalém, ou seja, do Reino do Sul.
É chamado por Deus para proclamar a Sua Palavra no Reino Norte. Os líderes da nação (juízes e conselheiros) vivam tempos de grande prosperidade em contraste com o povo que eles lideravam.
Esses líderes estavam jubilosos com o luxo e com a tranquilidade como consequência do reinado do Rei Jeroboão II.
Viviam também em tempos de paz porque a Assíria já não os ameaçava. Isto aconteceu, provavelmente, devido ao arrependimento do povo de Nínive, mediante a pregação de Jonas (Jonas 3:10).
Achavam-se por isso no auge do poder.
Por outro lado, viviam num tempo de corrupção espiritual, arrogância, opressão dos pobres e numa decadência moral.
Deus, na Sua Graça, já tinha enviado alguns profetas (Oseias, Jonas, Isaías, Miqueias e Amós) durante 40 anos para pregarem o arrependimento.
Tudo isto aconteceu antes da grande calamidade no Século VIII.
Este livro tem como grande tema “Deus é Senhor” e salienta assim dois aspectos importantes:
A Soberania de Deus sobre todas as coisas;
O povo de Deus deve deleitar-se somente em Deus;
Amós prega contra todo o tipo de corrupção existente em Israel e, principalmente, para aqueles que dirigiam o seu reino.
6:1-2 -> “Ai dos que vivem sossegados em Sião, e dos que vivem sem receio no monte de Samaria, homens notáveis da principal das nações, e aos quais vem a casa de Israel! Passai a Calne, e vede; e dali ide à grande Hamate; e depois descei a Gate dos filisteus; sois melhores que estes reinos? Ou será maior o seu território do que o vosso território?
O sentimento de estabilidade financeira e social fazia com o que os líderes do povo de Israel sentissem a sua vida por garantida.
Os sonhos concretizavam-se e as conquistas eram coisas frequentes.
O futuro, na óptica dos líderes de Israel, só podia ser sorridente.
A confiança no poder e nas riquezas, fazia com que não temessem o dia de amanhã. *
A corrupção dos líderes era uma constante.
Não conseguiam perceber, por isso viverem conforme queriam, que Deus é Senhor sobre tudo e todos.
Confundiram liberdade com libertinagem.
A conformidade com o mundo cegou-os para as coisas de Deus, assim como, de sentirem prazer de estar na Sua presença.
Deus, na Sua graça, queria alertá-los. A palavra no original é mesmo rugir - Amós 1:2 contra o orgulho deles.
Há então a necessidade de avisar o povo que nada, nem ninguém, é capaz de deter a ira de Deus.
Amós refere então a necessidade de olharem para os reinos vizinhos (Calne, Hamate e Gate).
Estes povos eram maiores do que o povo de Israel, faziam também o que queriam e, mesmo assim, receberam o castigo de Deus. Foram completamente dizimados.
A Soberania de Deus estende-se por todo o lado.
A preguiça para com as “coisas do alto” (Paulo a Filipenses) corrompeu-os… Ficando assim orgulhosos e confiantes no seu poder e, para além disso…
V3 -> “Vós que imaginais estar longe do dia mau e fazeis chegar o trono da violência”.
Viviam como se o Dia do Senhor (julgamento) estivesse distante. Por isso faziam o que queriam porque achavam que nada os detinha.
A violência para com os mais fracos, no reinado de Jeroboão II, era uma constante, porque achavam que as suas acções nunca iriam ser julgadas por um Deus Santo e Justo.
Os juízes eram corruptos porque roubavam o povo em julgamentos imparciais.
Os líderes eram tiranos para com o povo. Relembrar que foi por causa da tirania que o Reino se dividiu em dois (Norte e Sul).
A libertinagem surgiu porque achavam que não tinham que prestar contas perante o Criador de todas as coisas… Deus.
Com isto tudo, provocavam a ira de Deus porque governavam o Seu povo de modo corrupto.
A soberba era tanta que desprezavam todos os avisos de Deus. 40 Anos a serem constantemente alertados para o pecado.
Achavam, como diz o texto, que podiam afastar o dia do julgamento quando na verdade ainda o apressavam mais.
A apatia para com as “coisas do alto” levou-os a desprezar a voz de Deus.
V4-V6 -> “Que dormis em camas de marfim, e vos espreguiçais sobre o vosso leito, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do cevadouro; Que cantais à toa ao som da lira e inventais, como Davi, instrumentos músicos para vós mesmos; que bebeis vinho em taças e vos ungis com o mais excelente óleo”.
Os prazeres dos líderes de Israel mostravam a quem serviam logo a quem pertenciam.
As escolhas deles revelavam os seus ídolos.
A forma como se relacionavam com o povo, expunha a relação que tinham com Deus*.
A auto-satisfação era notória e isso era evidente na forma luxuosa com que viviam a vida e tratavam com arrogância o povo.
Usavam rituais e símbolos desprovidos da presença de Deus.
A apatia para com as “coisas do alto” levou-os a corromperem-se usando símbolos espirituais para satisfazerem-se a si próprios e não a Deus.
Vida extravagante e descuidada no meio da opressão que cometiam sobre o povo, povo esse que vivia em miséria.
Usavam a música e os instrumentos (associados sempre a Louvor a Deus) como forma de se alegrarem e fazerem letras à toa dizendo que estavam a ser como Davi.
A procura do Luxo e do prazer passou a ser uma prioridade e uma obsessão para aqueles líderes.
Como reagir às tentações que o mundo e o nosso “Eu” fomentam na nossa vida?
Começamos a abrir a estrada para Jesus.
Quando olhamos mais para o “eu” alguma coisa acontece na nossa relação com o próximo…
V6 -> “Mas não se afligem pela ruína de José;”
Quando a vida é feita pela procura incessante de luxo e do prazer pessoal, o coração fica endurecido para com os outros.
O foco dos líderes revelava um puro egoísmo a tal ponto que não se importavam como os seus liderados estavam e muito menos como se sentiam.
Amós repreende severamente os líderes de Israel por se entregarem aos deleites e prazeres pessoais enquanto existiam pessoas na pobreza.
A apatia apenas existia na acção para com os outros. Porque as forças para a busca do prazer pessoal, essas nunca acabavam.

Aplicando…
Aprendemos no livro de Amós, quatro lições:
1- A apatia que por vezes acontece na nossa vida, não é sinal que descansamos no Senhor mas de desleixo para com as coisas do Senhor.
Não temos apatia para com aquilo que nos satisfaz.
A apatia é sinal de corrupção porque nos satisfazemos onde não devemos.  
É preciso analisar a nossa vida para perceber se ansiamos as coisas que Deus criou para Si. Isto é, se procuramos buscar a nossa satisfação pessoal em vez de buscarmos a satisfação que há em Cristo Jesus e essa é eterna.
É o alerta de Romanos 1… Adorar a criatura em vez do Criador.
Quando a satisfação está em outro lado que não em Deus, simplesmente estamos a dizer a Deus que Ele não nos chega
Quando Deus não nos satisfaz, a corrupção com o mundo é garantida. A conformidade com o mundo (Rom. 12:2) existirá.
Às vezes poderemos achar que vale a pena colocar certos valores em causa à procura de “sucesso”. O problema, é que não são os nossos valores que estão em causa, é o próprio Evangelho que está em causa.
Tudo em nós deve apontar a Cristo.
Romanos 11:36: “Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente.”
2- Reparemos o que diz Amós 3:2 “De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi”.
Esta é uma das grandes lições que eu, de forma intencional, desejei passar para a Igreja da Graça: Devemos viver a vida não pelo que conquistámos ou podemos conquistar mas porque já fomos conquistados por Cristo.
O mais importante para Deus, está relacionado com a transformação que está a acontecer na nossa vida (Santificação), em vez do que estamos a realizar ou a conquistar.
Muitas das vezes até, a transformação que existe pela acção de Deus na nossa vida, leva-nos a perder muitos dos nossos sonhos.
Nota: Perder sonhos não é sinal de punição. É sinal sim da Graça de Deus que define o nosso rumo para cumprirmos o propósito para o qual fomos criados. (salmos 37:5).
barreiras que aparecem na nossa vida que no final se percebe que são simples auto-estradas para Deus*.
3- Quando o nosso coração não tem como tesouro a Deus, é porque está fixado nos prazeres desta vida (Israel). E quando assim é, ficamos cegos, desonestos e de coração endurecido para com os mais necessitados.
Daí, talvez, ainda pouco fazemos por aqueles que nada têm.
Tal como vimos a semana passada, quando o nosso coração não está em Deus, chegamos ao ponto de usarmos actos exteriores de adoração que são apenas máscaras de um coração ligado ao mundo e ao nosso conforto.
Os líderes do povo de Israel manifestavam preguiça para com Cristo porque caíram na tentação do Luxo e das riquezas.
Devemos analisar a nossa vida e perceber se os nossos momentos de apatia espiritual não estão associados a corrupção espiritual, seja ela de que tipo for.
Os líderes corromperam-se
Este texto de Amós aponta-nos a Cristo e ao momento que ele viveu no deserto aquando a tentação.
Cristo deixou-nos a medida certa para não termos apatia espiritual.
Mateus 4:1-10
Saber que é o Senhor que providencia
Só em Deus nos devemos deleitar.
O nosso reino não é deste mundo. Vivamos como tal.
Notemos que o Senhor Jesus perante a tentação respondeu sempre com a Palavra.
É a Palavra que tem de dominar as nossas vidas. (Salmos 119:11).
Como temos reagido à tentação? Com apatia ou com a Palavra?
Com Amós o povo não respondeu à Graça de Deus com Arrependimento.
Qual vai ser a história da nossa vida?
A história de Paulo está resumida em II Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
Actos 20:24 “Mas para mim a minha vida não tem valor. O que interessa é que eu chegue ao fim da carreira e cumpra o ministério que o Senhor Jesus me deu, de dar testemunho do evangelho da graça de Deus”.
Gálatas 2:20 “Por isso, já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim. E a minha vida presente vivo-a por meio da fé no Filho de Deus que me amou e deu a sua vida por mim”.
Lemos em Amós 1:2 que o Senhor ruge
Por isso, deixemos a corrupção que é apenas um sinal de que não buscamos o Senhor Deus em primeirolugar.
O Senhor rugeQue o arrependimento possa surgir no nosso meio e tudo isto para a Glória de Deus.

Que Deus nos ajude. 

Sem comentários:

Enviar um comentário