sexta-feira, 23 de maio de 2014

Filipenses 1:12-18...

Filipenses
Cidade: Filipos; Colónia de Roma.
Início da Igreja: Perseguição, prisão do seu líder.
Considerada uma das igrejas mais pobres mas mesmo assim ajudava o apóstolo Paulo. Noutro domingo falaremos deste ponto.
Viviam em ambiente de perseguição e o apóstolo Paulo sentiu a necessidade de os encorajar em Cristo.
Tema central: Sermos como Cristo.
Percebemos então que:
- Devemos ser com os outros na medida em que Cristo é para nós; - Entender Igreja é entender que há uma Missão; Amamos com o próprio amor que recebemos de Cristo; A Graça de Deus transforma ódio em União em Cristo*; E tudo o que fazemos, o fazemos na medida em que Cristo o fez primeiro.
12 Meus irmãos, quero que saibam que aquilo que me aconteceu até contribuiu para o progresso do evangelho. 
Paulo estava preso como um malfeitor em condições terríveis. Tinha a sua vida em risco.
Ao saberem disto, os irmãos em Filipos ficaram desencorajados com o que estava a acontecer com o seu líder mas também com todos os problemas que os estavam a assolar.
O apóstolo Paulo escreve-lhes mostrando que o Evangelho tem de estar sempre em 1º lugar, porque de facto, é o Evangelho que está em causa na forma como vivemos a nossa vida (Pessoal*, Familiar* ou congregacional*).
Sendo assim, Paulo percebeu que o seu sofrimento não era algo em vão mas sim algo usado por Deus para tornar o Seu nome conhecido.
Em vez de se lamentar pelo que tinha acontecido, Paulo sentia que a Palavra não podia estar presa, embora ele estivesse acorrentado.
Ele não podia reter o Evangelho mesmo diante de uma situação dolorosa na sua vida.
Então poderemos entender o que ele diz em I Cor. 9:16: “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!”
Deus usou assim o Sofrimento para cumprir o Seu propósito.
A razão do sofrimento, tema muito importante nas Escrituras, serve de lembrança para nós, de que vivemos num mundo caído como consequência do nosso próprio pecado.
O sofrimento em si, pode não ser consequência do comportamento da pessoa.
É um julgamento que por vezes fazemos e que está errado.
“Esta pessoa está a sofrer porque pecou ou pelo facto dos seus pais terem pecado” é uma frase que não deve sair da nossa boca, até porque, a Bíblia ensina que o sofrimento é prometido especialmente àqueles que seguem a Jesus num mundo que está em rebelião contra Ele.  – Livro de Jó.
II Tim. 3:12: "E todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.". Notar que o texto diz SERÃO e não que podem ser.
Podemos achar que certos problemas são barreiras para a nossa vida quando simplesmente são novos caminhos usados por Deus para proclamarmos a Sua Glória.
O resultado disso é que os cristãos não pensam ou não querem pensar na possibilidade de Deus exigir algo deles que seja desconfortável ou inseguro, que possa trazer riscos para si e para os seus.
Não podemos reter o Evangelho.
Caso o retenhamos, estamos simplesmente a achar que o Evangelho não é poderoso para salvar, ou então, achamos que o facto de Deus usar situações terríveis na nossa vida para proclamar a Sua Palavra não é algo justo.
Achar isto é considerar que Deus nos deve algo.
Se Cristo pensasse assim…
Não seguimos a Deus para Ele nos dar uma boa vida mas porque Ele nos dá a Vida.
Quando nos importamos com a Glória de Deus, a proclamação do Seu Evangelho e a edificação dos nossos irmãos em Cristo, pouco interessa o que possa acontecer, ainda mais, quando sabemos que Deus é soberano.
É no deserto que somos quebrados por Deus. É no deserto que crescemos.
O Senhor refina a nossa vida como a prata…
Malaquias 3:3 -> Senhor sentar-se-á no trono para purificar os sacerdotes, descendentes de Levi, como quem refina o ouro e a prata, e serão aos olhos do Senhor como os que apresentam as ofertas conforme foi mandado.
O que significa refinar?
Se chegarmos ao pé de um ourives e perguntarmos como se refina a prata, ele dir-nos-á que precisamos de pegar na prata, passar pelo fogo (parte mais acesa) e deixar aquecer até tirar todas as impurezas. Tem o seu tempo e um minuto a mais estraga a prata toda. Como saber o tempo certo? Quando a imagem do ourives estiver reflectida na Prata.
Para quê tudo isto na nossa vida? Para reflectirmos cada vez mais a imagem do Criador em tudo aquilo que fazemos.
Isto anima o nosso coração… Descansemos na Sua Soberania.
Lamentações 3:22-25: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
13Pois toda a guarda do palácio do governador e todos os demais sabem que eu estou na prisão por seguir a Cristo. 
A ideia é esta: Prenderam-me mas a Palavra não está presa. Por isso, sempre que me perguntarem porque é que eu estou preso, apenas direi que foi por anunciar o Evangelho.
As algemas de Paulo eram os seus folhetos evangelísticos para o Império Romano.
Já em Gálatas 6:17 ele diz “porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”.
Ou seja, toda a sua vida, todo o seu corpo apontavam à pessoa de Jesus Cristo.
Ele não desperdiçou o sítio onde estava, nem o momento em que ele estava a viver. Partilhou simplesmente a Palavra.
Desperdiçamos muitas oportunidades para testemunhar o Evangelho.
O conforto por vezes é grande ou achamos que isto de testemunhar não é algo para nós. Este entendimento não é bíblico.
Paulo entendeu que tinha que ser como Cristo.
Nós temos que ser como Cristo. Ele é a razão da nossa existência.
14E a maior parte dos irmãos, por verem que estou preso, encheram-se de confiança no Senhor e têm mais coragem para anunciar a palavra de Deus.
Exemplos de fé que nos motivam a proclamar o Evangelho.
Além de Deus ter usado o sofrimento de Paulo para que a Sua Palavra fosse anunciada a todo Império Romano, Deus usou também o Sofrimento de Paulo para transformar Cristãos acomodados em Cristãos ousados.
Há situações que Deus usa para transformar a nossa vida e, por vezes, para transformar a vida de outros.
Por vezes, queremos ver o reflexo do que acontece apenas nas nossas vidas, quando Deus está a usar para espalhar a Sua Glória em outras vidas.
Não é em vão que muitas pessoas que passam por sentimentos difíceis na sua vida, ajudam outras pessoas em momentos semelhantes.
Cheguei até a ouvir pessoas a dizerem que perceberam que tiveram que passar por tal situação para abençoarem a vida de outros.
Projecção da maravilhosa Graça de Deus.
Se entendermos a Soberania de Deus, isso alegrará o nosso coração.
Ser como Cristo
15É certo que alguns anunciam a Cristo por terem inveja e rivalidade, mas outros fazem-no com boa intenção. 
16Uns fazem-no por amor, sabendo que tenho por missão a defesa do evangelho; 
17outros anunciam Cristo por espírito de competição e sem sinceridade. Querem aumentar os meus sofrimentos agora que estou preso. 
18Mas que importa? Seja com fingimento, seja com sinceridade, Cristo é anunciado. E isso é que me dá alegria. E continuarei a sentir alegria, 
Várias interpretações têm sido feitas destes versículos.
Sobre a quem o apóstolo Paulo se referia e, também, se o versículo 18 permite fazer tudo e mais alguma coisa desde que Cristo seja pregado.
Isto é, não importa a Teologia ou a doutrina desde que Cristo seja pregado.
Se a primeira dificuldade é de mais difícil resolver, a segunda resolve-se com a própria Escritura.
Quanto à primeira complexidade, pode-se interpretar de duas formas quanto às pessoas que Paulo menciona.
Se se referia a quem o prendeu: quando o tentavam blasfemar publicamente, mesmo não querendo, estavam a anunciar Jesus de Nazaré como sendo o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, e que está assentado a direita de Deus, tendo-se tornado Senhor de tudo e de todos. Depois refutavam dizendo que só César é Senhor, relembrar que esta foi uma das acusações usadas contra a pessoa de Jesus. A ideia aqui é que a Mensagem estava a ser proclamada embora com a motivação errada.
2ª Interpretação que se pode fazer, passa por considerar que estas pessoas seriam outros evangelistas que apenas estariam a usar a prisão de Paulo para se promoverem em Filipos.
Isto é, a mensagem estava a ser proclamada mas com a motivação errada.
O ponto aqui é precisamente esse. Mensagem proclamada com motivação errada. Conhecemos alguém que fez isso no Antigo Testamento?
Profeta Jonas… Proclamou a mensagem de arrependimento ao povo de Nínive. Ele falou o Evangelho correcto mas com a motivação errada.*
Deus pode realizar a Sua obra através de pessoas perversas, através da nossa dor ou até mesmo através de algo que nunca imaginámos. Até uma burra Ele usou para chamar os Seus. Ele é dono de tudo.
O apóstolo Paulo, em toda a Escritura, nunca diz que a Teologia não importa desde que Cristo seja pregado.
Quando pregamos a Cristo, terá que ser sempre com uma teologia correcta. Não podemos banalizar aquilo que é fundamental.
2 Coríntios 11:4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.
Quem escreve um texto destes, nunca poderia ter permitido que fosse usada uma doutrina errada. Paulo sempre usou cartas para combater falsos ensinos. Hoje em dia, achamos que tudo é relativo. Esquecemo-nos de que a Igreja deve agir numa só fé (crença).
Nunca em nenhuma Igreja, como corpo no NT, foi permitido haver vários ensinos/crenças. Quando isso acontecia, havia logo repreensão, porque como lemos em Efésios 4, a Igreja deve ter uma só crença e não crenças.
Voltando ao texto, estas pessoas não estavam a pregar falsas doutrinas, estavam era a pregar com falsas motivações. Ou por escárnio ou por inveja/competição.
Aplicando
Não desperdice o local onde se encontra ou o passar de uma situação. Partilhe a Palavra.
Deus usa o Sofrimento para transformar Cristãos acomodados em Cristãos ousados.
Deus usa o Sofrimento para cumprir os Seus propósitos.
Pregamos a Cristo quando pregamos com a Teologia correcta.
A vida do Apóstolo Paulo apontava a Cristo.
Cristo é a pessoa a quem devemos imitar.
Ele sofreu, foi preso, enxovalhado, açoitado mas aquilo que Cristo temeu de facto, foi o Cálice que teve de beber. Cálice que continha a Ira de Deus*.
 Isto tudo para que nós pudéssemos ter acesso a Pai através da Justificação pela Fé.
Paul Washer na Conferência Fiel: “Salvos de Deus (Ira), por Deus (enviou o Seu próprio filho), para Deus (Sua Glória) ”.
Salvos de, por e para Deus.

A nossa vida a Ele pertence. Deus nos ajude.

Sem comentários:

Enviar um comentário