quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Um só Evangelho

Queremos cada vez mais reconhecer que Cristo é tudo para nós, não apenas na forma como verbalizamos esta verdade mas também na forma como a vivemos.
Quando Cristo é tudo para nós, tudo o resto serão sempre coisas porque aquilo que é essencial para nós, Cristo já o conquistou. Sabendo disso seremos as pessoas mais felizes à face da terra independentemente das circunstâncias que possamos estar a passar e que, por vezes, são bastante dolorosas.
Nós, cristãos, somos os únicos que podemos afirmar que temos Esperança naquilo que não vemos porque sabemos para onde vamos e, além disso, estaremos ao lado de quem muito amamos.
O tema da mensagem de hoje é “Um só Evangelho”.
Gálatas 1:1-10
Contexto
O apóstolo Paulo foi um plantador de várias Igrejas. Por onde passava permanecia sempre algum tempo – mais ou menos entre 2 a 3 anos - e plantava Igrejas. Mais tarde, ele orientava essas Igrejas através de cartas que ele escrevia regularmente, principalmente aos presbíteros e aos diáconos da Igreja.
Esta carta foi escrita sensivelmente no ano 50 DC, ou seja, 15 a 20 depois de Cristo ter ascendido aos céus. Pouco tempo se tinha passado e tudo ainda devia estar muito fresco na memória dos cristãos.
Passado esses anos, as Igrejas começaram a receber gentios – não judeus - nas suas comunidades. No entanto, os líderes dessas Igrejas estavam a ensinar os velhos costumes da Lei cerimonial de Moisés… Isto é, para serem aceites por Deus tinham que aceitar Jesus como seu Salvador e Senhor mas também tinham que ser circuncidados, por exemplo.
Muitas confusões estavam a haver dentro da Igrejas e, normalmente, isso acontece devido ao desconhecimento da natureza do Evangelho.
Onde o Evangelho é pregado e vivido não pode haver confusões!
1-3 Da parte de Paulo, designado apóstolo, não pelos homens nem por qualquer intermediário humano, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que ressuscitou Jesus da morte, e da parte de todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia. Que Deus, nosso Pai, e Jesus Cristo, nosso Senhor, vos dêem graça e paz.
Neste versículo podemos ver Paulo a dizer que Jesus estava no centro da sua vida e por isso Ele estava no centro do seu ensino.
Ao dizer que era apóstolo, ele mostrou que isso aconteceu não porque esse tivesse sido o seu desejo ou de algum homem, mas sim porque essa tinha sido a vontade de Deus.
Pela vontade de Deus, Paulo fez o que fez
Entender o Evangelho é compreender que as nossas acções devem ser feitas segundo a vontade de Deus e não a nossa ou até de quem nos rodeia.
Como compreender qual a vontade de Deus? Através da Bíblia. Ela é a revelação completa e absoluta!
Quando a nossa vida está centrada no Evangelho simplesmente fazemos o que Deus nos chama a fazer independentemente dos custos emocionais, físicos, sociais ou materiais.
Uma nota apenas aqui sobre “Apóstolo”… Para alguém ter o ofício de Apóstolo ele tinha que ter tido contacto com Jesus ressuscitado, além disso, tudo o que essa pessoa dissesse da parte de Deus era tido como autoridade para a Igreja.
Então, porque já ninguém tem contacto pessoal com Jesus Cristo e também porque a revelação directa terminou com a Bíblia, devemos afirmar convictamente que já não existe apóstolos nos dias de hoje.
Apóstolos existiram apenas 13/14 e os outros nomes que aparecem na Bíblia como sendo apóstolos não eram os oficiais da Igreja, eram sim enviados da Igreja a alguma missão. Ou seja, tinham o dom de apostolado.
4 Foi Jesus Cristo que se entregou à morte, por causa dos nossos pecados, para nos libertar deste mundo mau em que estamos cumprindo assim a vontade de Deus, nosso Pai.
Neste versículo vemos quem está no centro do Evangelho… Quem é de facto importante para a nossa vida.
Se dúvidas houvesse perante aqueles irmãos, o apóstolo Paulo esclarece, de uma vez por todas, que o Evangelho é Cristo e tudo aquilo que Ele fez foi completo e perfeito.
Ao percebermos o que nos diz esta parte do versículo “Foi Jesus que se entregou à morte” teremos que entender que a iniciativa da ida à Cruz foi do próprio Jesus. Ele podia ter desistido, mas, em plena obediência ao Pai, submeteu-se ao levar sobre Si a Ira/castigo que estava destinado a todos aqueles que n’Ele crêem.
Jonathan Edwards escreveu “Aquelas gotas de sangue que caíram no chão eram a manifestação de um oceano de amor no coração de Cristo”.
No momento mais doloroso da Sua vida, Jesus disse “Deus meu”… E este é um ensino tremendo para cada um de nós para podermos também dizer "Deus meu" nos melhores momentos da nossa vida, como também nos momentos mais difíceis.
Temos de saber que a morte de Jesus não foi uma recompensa porque se o fosse, haveria mérito da nossa parte. A morte de Jesus foi sim uma dádiva que nunca poderá ser recompensada.
Jesus viveu a vida que nós devíamos ter vivido, como também sofreu a morte que nós devíamos ter sofrido. Não podemos ouvir isto de ânimo leve…
Qual o objectivo?
Este versículo 4 diz-nos que foi para nos libertar das forças deste mundo… A ideia passa por mostrar que Jesus veio para libertar-nos da corrupção que vem através do pecado. Ou seja, Jesus veio para que já não fossemos considerados perversos diante de Deus. Veio para dar vida aqueles que estavam mortos espiritualmente.
Eduardo Mano: “Só pela Graça é que alguém morto poderá tornar a viver”.
Nesse sentido, e porque a Bíblia assim o afirma, o homem sem Deus é imoral pois não tem moralidade suficiente para chegar até Deus.
O Homem só não faz coisas piores porque Deus é Soberano sobre tudo e todos. E, tendo isto em mente, devemos também saber que há coisas que acontecem para percebermos que há um juízo maior à espera… E foi por causa desse julgamento que Cristo veio para dar absolvição a todos aqueles que n’Ele crêem e que, por isso, vivem de acordo com a Sua vontade.
Pensemos novamente neste texto pois o mesmo dá-nos uma confiança enorme… Se a Ira de Deus não fez Jesus desistir de nós, então nada mais fará porque “estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38,39).
Esta é a razão da nossa alegria e o motivo pelo qual nos pomos de pé diariamente.
Perder a visão da Cruz, é perder tudo o que há de mais importante na nossa vida.
Nota: Muitas vezes, nos aconselhamentos que dou, sejam pessoais ou familiares, costumo dizer às pessoas “Qual a lição que aprendemos na Cruz?”. Ao termos essas respostas, tenho a certeza que iremos perceber como devemos agir na maior parte das vezes!
5 Glória lhe seja dada para sempre. Ámen.
Paulo teve sempre esta preocupação em todas as suas cartas… 2 Coríntios 10:17 “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.”
Não é a nossa glória que nos tem que subir à cabeça, mas sim a glória do Pai.
Será que isto é uma realidade na nossa vida? Será que o objectivo máximo da nossa vida é querermos viver para mostrar o quanto Deus nos ama e quanto nós o amamos?
Por outro lado, quantas vezes já desistimos ou tentamos desistir de lutar ou falar porque a nossa reputação estava a ser colocada em jogo?
Quantas vezes já achámos que Deus não nos ama porque certas coisas não acontecem? Será que achamos que Ele nos deve algo para fazermos tantas exigências? Exemplo: Se tu me deres, então eu…
Não se esqueça… Por vezes, seguir a Jesus, é perder toda a reputação diante dos homens mas, por outro lado, saibamos que teremos toda a reputação diante do Pai.
Se compreendermos quem nós somos em Cristo e que n’Ele somos mais do que vencedores, conseguiremos enfrentar os fracassos desta vida, como também a não aceitação da parte dos homens sem, contudo, perdermos a nossa alegria de viver.
Mesmo que os medos ou ansiedades possam surgir, o que é normal, tenhamos coragem de afirmar isso a Deus porque foi numa altura dessas que Maria, na sua oração, ouviu um anjo a dizer “Para Deus não há impossíveis”.
Apesar de não sabermos nada do amanhã, de uma coisa temos a certeza… Deus é bom e a Sua vontade irá prevalecer. Glória seja sempre dada a Ele.
6 Admiro-me muito que estejam a abandonar tão depressa aquele que vos chamou pela graça de Cristo e que estejam a seguir um evangelho diferente.
Estas palavras revelam muita dureza no discurso de Paulo.
Tal como vimos antes, estes falsos ensinos diziam que para as pessoas serem aceites diante de Deus, tinham que fazer certos rituais para então serem agradáveis… No fundo, o que estavam a dizer, era que a morte de Jesus não tinha sido nem plena e nem perfeita. Era preciso acréscimos da nossa parte.
Se assim fosse, a salvação deixaria de ser pela Graça e seria uma recompensa…
Se há coisa em que nós não devemos ser brandos, é precisamente quando tentam deturpar o verdadeiro e único Evangelho.
Nesse sentido, Paulo é claro… Como é que podem estar a abandonar o ensino sobre a Graça de Deus? Foi Ele que vos chamou pela Sua iniciativa e vontade. Como é que podem estar a seguir falsos mestres? Eles dizem que é preciso fazerem alguma coisa para serem salvos? Há que rejeitá-los de forma linear.
Se a Graça nos alcança sem merecimento da nossa parte, é porque nós não precisamos de adicionar nada àquilo que Jesus já fez na Cruz, a não ser responder com fé e em arrependimento.
A salvação foi do início ao fim obra do nosso bom Deus!
Poderemos pensar que esta mensagem não se aplica aos dias de hoje em virtude de ter pouca expressão, pelo menos no nosso país, a prática de exigir aos homens serem circuncidados para serem aceites por Deus…
Como podemos aplicar esta mensagem para os dias de hoje? Será que não há outras coisas a serem anunciadas como sendo Evangelho?
Será que não há outros aspectos que tentam adicionar ao Evangelho deturpando assim a verdade que está reflectida na Palavra? Vejamos alguns exemplos…
1º Mensagens de auto-salvação…
“Cumpres regras e receberás bênçãos de Deus”; “Dás e receberás”; “Só precisas de ter fé e aí verás bênçãos a caírem do céu”; “Levanta o teu braço e serás salvo”.
2º Mensagens de auto-ajuda…
“Se não estás feliz, muda o que tens de mudar”; “Nunca te arrependas daquilo que te faz feliz”; “Tens de te encontrar contigo para descobrires a pessoa maravilhosa que és”; “Só precisas de te amar”; “Tens de encontrar a tua alma gémea para seres feliz”; “Com certeza que Deus quer a minha felicidade e se algo me faz feliz, Deus fará então”; “Tu és importante. Por isso, Jesus foi à Cruz”; “Deus nunca iria fechar uma porta que me trouxesse felicidade, afinal Ele é amor”; “Deus quer a minha felicidade e se isto não me faz feliz então tenho de mudar”.
3º Mensagens de confissão positiva
“Dizes e Deus fará”; “Fala o que diz o teu coração”; “Se disseres coisas positivas, coisas positivas acontecerão”; “As palavras têm poder para mudar vidas”; “O melhor está para vir. Basta acreditares”.
Contudo o Evangelho diz-nos…
“Somos impotentes para sermos aceites por Deus. Por isso, precisamos de um salvador que nos venha buscar independentemente do nosso passado. Deus não está para preencher buracos na tua vida. Ele tem de ser a razão do teu viver. Reconhece que és pecador e acredita que Cristo foi à Cruz no teu lugar. Vive como Jesus viveu, não importa os custos que isso tenha. A obediência à Sua Palavra é a forma de mostrares o quanto és grato por aquilo que Ele fez”.
Muitos mais haveria para dizer… Mensagens Light* ou da prosperidade*…
Não sei se repararam, eu não disse “Evangelho da auto-ajuda ou Evangelho da prosperidade” porquê?
Vejamos…
7 Não é que exista outro evangelho, mas a verdade é que há umas certas pessoas que vos causam confusão e que querem modificar o evangelho de Cristo.
Parece que há aqui um contra-senso com o que foi afirmado antes até porque Paulo, no versículo anterior, disse que estavam a afirmar um Evangelho diferente…
Contudo, ele coloca as coisas nos termos certos… Podem dizer muitas coisas, mas na verdade só há um Evangelho e esse é o Evangelho de Jesus Cristo, o qual nos diz que Ele morreu e ressuscitou por todo aquele que se arrepender dos seus pecados e tiver fé n’Ele para andarem segundo a boa vontade de Deus, ou como nos diz em Romanos 6:4 “Em novidade de vida”.
O nosso coração gosta de fabricar o desejo de merecimento na nossa salvação, tanto é, que quando algo não nos acontece temos o desejo/sentimento que Deus nos deve algo. E isto não é Evangelho porque essa pessoa está convertida não a Cristo, mas a si própria.
O único Evangelho é o da mensagem da Cruz o qual, para nós cristãos, é o poder para a nossa salvação. Tudo o resto é loucura. Não há meio termo na mensagem do Evangelho!
As réplicas falsas do Evangelho tendem a mostrar que há salvação sem arrependimento e fé. Além disso, entretêm as pessoas e levam-nas a pensar que são salvas apenas porque gostam de ouvir falar sobre Jesus…
Só um falso Evangelho propõe salvação sem santidade!
Nunca vimos tanto show em alguns cultos e tão pouco Evangelho nos mesmos.
Estas réplicas são simplesmente heresias - afirmarmos, por exemplo, “Evangelho da prosperidade” é errado porque isso não é Evangelho, é uma falácia - que tem como único objectivo agradar aos homens – já iremos confirmar isso no V10 - e não a Deus porque o centro do Evangelho, conforme vimos, é Jesus Cristo.
O povo costuma dizer que todos os caminhos vão dar a Roma. Hoje em dia, também já ouvimos falar sobre a pluralidade nos caminhos que vão dar a Deus, contudo, em João 14:6, Jesus diz “Eu sou O caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim”.
Jesus é o único caminho e a fé e o arrependimento são os meios para chegarmos a esta Graça.
8-9 Que seja maldito quem vos anunciar um evangelho diferente daquele que vos anunciámos. Ainda que fôssemos nós próprios ou mesmo um anjo do Céu! Repito o que acabo de dizer: se alguém vos anunciar um evangelho diferente daquele que receberam, seja maldito!
Paulo ficava mesmo furioso com qualquer ensino que retirasse a premência de Cristo na salvação ou então algo que dissesse que a Sua salvação não era uma obra completa e que, por isso, teríamos que fazer algo.
Ele chegou mesmo ao ponto de chamar essas pessoas de malditas, ou noutras versões, de anátema.
Paulo vai ainda mais longe… Ele tinha autoridade para ensinar ao povo apenas o que tinha recebido da parte de Deus… I Cor. 11:23 confirma isso “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei”.
Paulo não podia ir mais longe do que aquilo que ele tinha recebido como revelação directa da parte de Deus. A sua autoridade vinha da autoridade máxima…
Nesse sentido, não há autoridade na Igreja que não venha da Palavra de Deus porque a revelação especial terminou!
Se há coisa que nunca podemos aceitar são ensinos falsos, apesar de poderem ser bonitos aos ouvidos, elevarem os nossos egos, prometerem muita coisa, não nos exigirem nada e garantirem tudo aquilo que nós queremos.
O Evangelho é Cristo e Cristo é tudo para nós.
Vamos achar sempre que nos falta alguma coisa até percebermos que em Cristo temos tudo.
Este era o compromisso de Paulo.
Eu, Jónatas Lopes, desejo reafirmar cada vez mais diante de Deus e dos irmãos, que o meu compromisso não é convosco, mas com Deus. É verdade que posso correr o risco de não agradar a todos com a Palavra mas o meu compromisso não é com os irmãos mas sim com o dono da Palavra…
Espero, convictamente, se algum dia me desviar das verdades do Evangelho que os irmãos me possam disciplinar e, caso não me arrependa, seja mandado embora… Porque o vosso compromisso também não é comigo, mas com o Senhor da Igreja… Jesus Cristo.
10 Porventura procuro eu mais a aprovação dos homens do que a de Deus ou procuro agradar aos homens? Se procurasse agradar-lhes não seria verdadeiro servo de Cristo.
Estas palavras de Paulo deviam andar sempre no nosso coração para que as nossas acções sejam transformadas pelas mesmas.
O nosso objectivo é agradar a Deus porque se fosse agradar aos homens, nunca seríamos servos de Jesus Cristo
Temos de pregar o Evangelho e quando deixarmos de pregar sobre Jesus estamos a deixar de pregar sobre aquilo que realmente é importante e que tem poder para transformar vidas.
Nota final
Para aqueles que ainda não reconheceram Jesus como seu Salvador e Senhor
Não é apenas quando estiver preparado que deve olhar para Jesus. É precisamente quando reconhece que não está preparado que deve olhar para Ele. Porque sem Jesus nunca está preparado!
Não é pelo nível da nossa fé que somos salvos, mas sim por meio da fé! Na morte de Jesus há lugar para siAcredite nisso e diga-lhe o quanto precisa dele.
Para aqueles que são cristãos… Não sinta o peso de ter que ser perfeito para ser aceite por Deus. Jesus já fez isso no seu lugar. Viva uma vida por amor a Deus e seja grato vivendo em obediência
Pense em Cristo e em como Ele viveu e “não ligue ao que o mundo faz, defende ou pensa”.
Não tente arranjar significado, para a sua vida, nas criaturas ou nas coisas… Em Jesus a sua vida tem todo o significado. Quando perder esta noção, irá fazer os maiores erros da sua vida.  E isto só acontece quando temos orgulho porque o orgulho é a marca da rejeição clara do Evangelho.

Estávamos a falar sobre este assunto no culto doméstico e o meu filho explicou isto de uma forma simples "Sempre que cometemos pecado, Deus está lá ao nosso lado para nos ajudar a deixar de pecar".

Sem comentários:

Enviar um comentário